Deve ser de mim
  • INÍCIO
  • THE SHOW MUST GO ON
  • HISTÓRIAS QUE GUARDO
  • IMAGENS E NÚMEROS
  • 5 PERGUNTAS
  • 4.0
  • INÍCIO
  • THE SHOW MUST GO ON
  • HISTÓRIAS QUE GUARDO
  • IMAGENS E NÚMEROS
  • 5 PERGUNTAS
  • 4.0
20 Maio, 2019  |  By Patrícia Matos In HISTÓRIAS QUE GUARDO

Alimentação, pela Dra Ana Rita Lopes

 

KOMBUCHA

O QUE É A KOMBUCHA?
A Kombucha é o nome dado a uma bebida de origem chinesa com mais de 2000 anos. É ligeiramente gaseificada de sabor agridoce e avinagrado, semelhante ao da cidra, características que tornam esta bebida facilmente aceite pelos consumidores. A produção típica de kombucha é feita com base de chá preto ou verde ao qual é adicionado sacarose (açúcar) e a SCOBY (Symbiotic Colony Of Bacteria and Yeast), uma cultura de bactérias e leveduras. A kombucha pode variar de acordo com o tipo de chá usado como base, concentração de sacarose, tipo de SCOBY, temperatura do chá antes da adição da SCOBY (não deve ser superior a 20º) e tempo de fermentação (3 a 60 dias).

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?
O consumo de kombucha tem sido associado a alguns efeitos benéficos na saúde dos consumidores, nomeadamente na melhoria da microbiota intestinal e do sistema imunitário. Tal facto deve-se à presença de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12), vitamina C e probióticos, que atuam como anti-inflamatórios.
Os efeitos benéficos da kombucha são atribuídos ainda à presença de chá preto ou chá verde, ricos em catequinas e flavenóis, dois polifenóis antioxidantes capazes de eliminar radicais livres e metais pesados, tendo assim um potencial desentoxificante elevado. Devido à sua componente “detox”, estes polifenois apresentam um bom potencial na redução do colesterol sérico e pressão arterial (fatores de risco para o desenvolvimeto de doenças cardiovasculares), diabetes, insuficiência renal e doenças oncológicas. A bebida de Kombucha destaca-se também na prevenção e recuperação da saúde osteoarticular, contendo na sua constituição glucosamina e condroitina, agentes anti-inflamatórios importantes na síntese de colagénio e combate ao desgaste das articulações. As principais bactérias e leveduras constituintes da Kombuncha pertecem ao género Acetobacter, Gluconobacter, Sacharomyces e são responsáveis pela atividade antibacteriana e resguardando a contaminação da bebida por bactérias patogénicas.

HÁ CONTRAINDICAÇÕES?
A U.S. Food and Drug Administration e a Kappa Laboratories referem que o consumo desta bebida é seguro para o ser humano, não se verificando evidência suficiente que demonstre toxicidade e efeitos adversos associados ao seu consumo.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention), um consumo diário de 120 ml não apresenta qualquer risco para a saúde. Contudo, há contraindicação para o consumo desta bebida em gestantes e lactantes, uma vez que o consumo de kombucha pode favorecer a produção de heparina, um componente glicosaminoglicano que inibe a produção de proteínas do sistema de coagulação, sendo prejudicial no terceiro trimestre da gravidez. Ainda assim, alguns estudos fazem referência a sintomas como náuseas, tonturas, distúrbios gastroinestinais, hepáticos, reações alérgicas aquando o consumo excessivo, especialmente em pessoais mais sensíveis a bebidas ácidas e gaseificadas, insuficientes renais e doentes hepáticos.

REFERÊNCIAS:
– Jayabalan, Rasu, et al. "A review on kombucha tea—microbiology, composition, fermentation, beneficial effects, toxicity, and tea fungus." Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety 13.4 (2014): 538-550.
– Martínez Leal, Jessica, et al. "A review on health benefits of kombucha nutritional compounds and metabolites." CyTA-Journal of Food 16.1 (2018): 390-399.

#alimentacaosaudavel #deveserdemim #empreendedorismo #energiaboa #goodchoices #healthyfood #limoesemacas #oamorcomove #opoderdadecisao #optimism #optimismo #oqueeupensoeisto #palavra #patriciamatostvi #pessoasqueprecisamdepessoas #politicalsciences #politics #reallife #technology #televisao #TVI24 #tvioficial

Article by Patrícia Matos

Sou grata porém inconformada. Optimista mas atenta. Alegre mas ponderada. Muito resiliente e ainda mais focada. Por isso, permitam-me a pergunta: se a vida vos dá limões por que insistem em fazer sumo de maçã?

Previous StoryAlimentação, pela Dra. Ana Rita Lopes
Next StoryCiências exactas

Related Articles

  • SpaceX e Elon Musk
  • #4 Mudou muito a minha rua quando a Covi-19 chegou...

Leave your comment Cancel Reply

(will not be shared)

Patricia Matos

Sou grata porém inconformada. Optimista mas atenta. Alegre mas ponderada. Muito resiliente e ainda mais focada. Por isso, permitam-me a pergunta: se a vida vos dá limões por que insistem em fazer sumo de maçã?

[email protected]

Facebook

Facebook Pagelike Widget

Instagram

Please check the widget data

@2020 Deve ser de Mim. Todos os direitos reservados.