A Apple consegui o feito absolutamente extraordinário de ser a primeira empresa norte americana a atingir o valor de mercado de 1 milhão de milhões de dólares. É um trilião, um valor muito pouco usado em Portugal (mais no Brasil) mas é qualquer coisa como 1,000.000.000.000 doláres. Em euros, mais ou menos 861,025,000,000.00€. Amazing!!!!
As acções valorizaram mais de 5% para próximo dos 207 dólares mas por volta do meio dia esse valor foi mesmo ultrapassado para 207,05 dólares. O valor desceu, entretanto, mas o recorde já tinha sido atingido. É um feito notável e prova a importância das empresas de tecnologia.
Onde quer que esteja, Steve Jobs tem de estar muito satisfeito com a empresa que sonhou e concretizou e, ainda mais, neste dia. Com o legado que deixou principalmente no pensamento, no espírito empreendedor. É por isso que se diz que a 4a Revolução Industrial é ‘americanizada’, por que tudo começou ali, em Silicon Valley, com a HP e Apple e depois o ano de 2007, absolutamente decisivo. E a mente brilhante ninguém pode recusar. Das coisas mais impressionantes que li na biografia autorizada de Walter Issacson foi a sua fixação com os detalhes: o branco das paredes das fábricas, o detalhe do não-acesso à bateria do iPhone, o chão sempre limpo, o rebordo do telefone, a recusa de qualquer coisa, por simples e básica que fosse mas que não estava ao seu gosto, não estava (ainda) como ele queria. Sim, os génios são chatinhos, têm mau feitio mas é a falta de medo que lhes permite marcar a diferença.
Está tudo explicado aqui.