Deve ser de mim
  • INÍCIO
  • THE SHOW MUST GO ON
  • HISTÓRIAS QUE GUARDO
  • IMAGENS E NÚMEROS
  • 5 PERGUNTAS
  • 4.0
  • INÍCIO
  • THE SHOW MUST GO ON
  • HISTÓRIAS QUE GUARDO
  • IMAGENS E NÚMEROS
  • 5 PERGUNTAS
  • 4.0
24 Março, 2018  |  By Patrícia Matos In HISTÓRIAS QUE GUARDO

O que fica dos 33. 4 de 7

Os 33 foram o ano das intolerâncias alimentares. E os 34 vão ser o ano da dedicação a este assunto mas… uma coisa de cada vez! Aceitar, é a palavra.

Neste ano que termina fui obrigada a perceber que mudamos, também fisicamente. O nosso metabolismo acelera ou diminui e o nosso organismo reage de forma mais eficaz a tudo o que nos faz mal (principalmente) como que uma campainha que só para de soar quando deixamos de nos sacrificar com coisas que não fazem sentido. A primeira lição foi com o chocolate (ainda antes dos 33) ao ponto de pensar que podia estar associado outro problema mais grave- a reacção era uma brutalidade de aftas que se sucediam, sem dó. Cheguei a ter 7 em simultâneo e só percebi que era do cacau (só comia chocolate com mais de 75 % de cacau) porque fui fazendo uma série de experiências, sozinha.

Depois, os ovos. Um episódio de intolerância e mais 2 recaídas não deixavam grande margem para dúvidas. Foi terrível porque consumia ovos principalmente em situação de pré e pós-treino e são uma boa fonte de proteína. Tive de deixar e encontrar alternativas, ainda não tenho nenhuma que seja tão eficaz. Depois, a minha tendência é para um regime cada vez mais isento de proteína animal: dou preferência ao peixe, sempre, mas quando posso evito.

Uma análise sanguínea fez-me perceber o quadro todo: glúten, lactose, milho, salmão (sushi nem vê-lo), cavala, amendoim, cajú, avelãs, cenoura, lentilhas, soja, ovos, fermento, castanha do pará. Estas são as intolerâncias máximas porque nem vos vou enumerar a lista de alimentos ‘a consumir com moderação’. Visto isto… é aceitar e adaptar. Fui à dispensa e tirei tudo o que não podia consumir, fiquei quase sem nada mas reabasteci. Sem exageros que sou absolutamente contra o desperdício. Acabaram-se ‘as porcarias’, não posso e mesmo que consuma, garanto que não compensa porque os efeitos são horríveis e eu já tenho a minha parte de sofrimento. Não assim tão inconsciente. Naquela lista estão alimentos que fazem parte da alimentação mediterrânica e que todos os profissionais de saúde apregoam como maravilhosos e são, eu é que não os posso consumir. Quando vou comer fora e peço uma sopa, a de legumes está sempre excluída, haverá alguma que não tenha cenoura? Pois…

A parte boa? A minha alimentação é cada mais saudável, mais básica, muito Paleo, ainda que de forma inconsciente.

A parte má? Alguns dos alimentos alternativos são mais caros e nem sempre se encontram. Prometo que também vos vou ajudar nisto, nos próximos tempos.

Exemplo disso é o meu pequeno almoço de hoje, é fim de semana, mereço um bonús: Galão de leite de arroz, maçã sem casca (nunca mais vou conseguir casca… cheira-me) com um bocadinho de canela e pão de espelta e matcha com creme vegetal e um bocadinho de doce de morango caseiro (feito por mim). Eu não me imaginava a comer isto. Mas é bom, acreditem.

 

#alimentacaosaudavel #deveserdemim #empreendedorismo #energiaboa #goodchoices #healthyfood #limoesemacas #oqueeupensoeisto #patriciamatostvi #pessoasqueprecisamdepessoas #reallife #tvi #TVI24 #tvioficial #unitednations

Article by Patrícia Matos

Sou grata porém inconformada. Optimista mas atenta. Alegre mas ponderada. Muito resiliente e ainda mais focada. Por isso, permitam-me a pergunta: se a vida vos dá limões por que insistem em fazer sumo de maçã?

Previous StoryO que fica dos 33. 3 de 7
Next StoryO que fica dos 33. 5 de 7

Related Articles

  • SpaceX e Elon Musk
  • #4 Mudou muito a minha rua quando a Covi-19 chegou...

1 reply added

  1. Margarida Correia Ramos 24 Março, 2018 Responder

    Minha querida como a compeende , não sofre assim tanto mas também tenho um pouquinho ,só como fruta sem casca,legumes cozidos, pão sem miolo porque nem consigo engolir e torrado,tudo que seja gordura tenho de abulir .Assados no forno ,como perna de peru com castanhas ou como a carne que não tenha tocado no molho ou incho e indisposta para o resto de dia .O seu pequeno almoço que publicou edeal para mim maravilhoso .eu faço soupa sem cenoura ,também não as posso comer cruas ,sementes ,azeit,tremoços eu própria sou especialista de mim ,é absurdo mas eu muitas vezes saborei ddepois não engule fique feliz só com o sabor ,eu provo uma vez por mês ou mais mas só mesmo provar tais como chocolate um quadrado tem de ser para três ou quatro vezes e acima de 70 não consigo agonio,natas há muitos anos que desisti tudo que seja muito doce e gosto mas não consigo.COMO vê tem uma parceira no regime alimentar.
    PEÇO imensa desculpa ,sou sua fã e vejo a diariamente
    Votos de melhor saude e tento seguir o melhor regime para conseguir ser feliz como merece é muito jovem ,tem muitos sonhos para concretizar
    Margarida

Leave your comment Cancel Reply

(will not be shared)

Patricia Matos

Sou grata porém inconformada. Optimista mas atenta. Alegre mas ponderada. Muito resiliente e ainda mais focada. Por isso, permitam-me a pergunta: se a vida vos dá limões por que insistem em fazer sumo de maçã?

[email protected]

Facebook

Facebook Pagelike Widget

Instagram

Please check the widget data

@2020 Deve ser de Mim. Todos os direitos reservados.