Voltamos à questão das mulheres… Hoje dei uma notícia sobre um (outro) acordão polémico de um tribunal sobre violência doméstica. Desta vez, o colectivo de juízes dizia que não é aceitável que uma mulher moderna e independente se sujeite a uma relação deste género. Bem… sobre isto nem vou perder tempo ou energia.
Vou antes aproveitar a oportunidade para vos falar de uma mulher que admiro, por isso: por ser moderna e independente e, felizmente (acredito), não ter de lidar com avaliações destas.
Sheryl Sandberg é responsável operacional do Facebook e, por isso, uma das mulheres mais poderosas e influentes do mundo. ‘Conheci-a’ há uns anos quando uma amiga me mostrou o livro ‘Faça Acontecer’, uma verdadeira ode a todas as mulheres-coragem espalhadas por aí e um testemunho brutal de força de vontade e resiliência. Sheryl apresenta uma investigação sobre o que impede as mulheres de chegar ao topo da carreira e, por isso, ao poder e incentiva-as a fazer melhor. Uma das frases mais comuns mas que também é sua é esta “As mulheres são consideradas sortudas quando têm sucesso quando para o homens o sucesso é questão de talento inato”.
Melhor que explicar é ouvir e pensar logo na primeira frase desta TED talk “se estamos aqui é porque somos sortudas, porque provavelmente tivemos oportunidades que as nossas mães não tiveram”. Depois disto, é tudo ganho, meus amigos.