Agora que a Selecção Portuguesa já está apurada para o Campeonato do Mundo de futebol na Rússia e que os jogos da Liga dos Campeões só começam logo à noite, deixem-me falar-vos de karaté.
Para quem não sabe, o karaté vai ser modalidade olímpica já nos próximos Jogos Olímpicos (as outras 4 novas modalidades são basebol, surf, escalada, e skate) em Tóquio 2020 e em Portugal há variadíssimos exemplos de sucesso na modalidade.
Vou falar-vos de um: o Miguel Fonseca, que ganhou uma medalha de prata no Open Internacional Kimura Sukukai Internacional (KSI) que decorreu na Estónia, no fim de semana passado. Nada de extraordinário se o Miguel não tivesse 17 anos e abdicasse de todo o tempo livre para praticar desporto. Desde os 7 anos que o faz, já é cinto preto. No karaté, os níveis são diferenciados pelas cores dos cintos- branco, amarelo, laranja, verde, azul, vermelho, castanho e preto, por esta ordem, do iniciado até ao mais graduado.
Por ano, o Miguel e o grupo do clube Spartan Martial Arts, de Rio de Mouro, participam em 14 provas, em Portugal e no estrangeiro. Participações e material financiado pelos pais, quase na totalidade.
O grupo é pequenino mas é bem forte, deixo-vos a lista dos premiados. Parabéns ao Miguel e a todos. Quem sabe… não ganhamos ainda uma medalha? Neste grupo abaixo temos 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. Grande aplauso.
(Selecção Nacional da APKS composta por 3 clubes: Coimbrenses, Dojo Samurai e Spartan)
Francisca Duarte – Medalha de Prata em Kata Individual e Medalha de Prata em Kata equipa
Mariana Tome – Medalha de bronze Kata individual e Medalha de Bronze em Kumite
Constança Matos – Medalha de Ouro em Kumite – Medalha de Prata em Kata equipa e medalha de bronze em Kata Individual
Diogo Teixeira – Medalha de Ouro em Kumite
David Reis – Medalha de prata em Kata equipa
Miguel Fonseca – Medalha de Prata em Kumite
Daniel Rodrigues – Medalha de Prata em Kumite e medalha de Bronze kata
Nuno Dias – Medalha de Ouro em Kumite
Referências:
https://sites.google.com/site/shotokankaratept/cintos