6h30. bom dia.
Seja bemvindo ao diário da manha. Os incêndios já provocaram 6 mortos e 25 feridos. É o último balanço feito pela Protecção Civil já de madrugada. Uma pessoa está desaparecida em Nelas. O Governo já declarou calamidade pública em todos os distritos a norte do Tejo.
Este foi o texto de abertura do Diário da Manhã de hoje.
Às 7h30:
Neste momento, há registo de 124 incêndios, metade está activa e 22 são considerados muito graves. No terreno estão mais de 6 mil operacionais.
Às 8h30:
As escolas de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande estão hoje encerradas.
Às 9h30:
Os incêndios terão provocado pelos menos 11 mortos e 25 feridos. O presidente da Câmara de Vouzela confirmou que morreram 4 pessoas de madrugada na freguesia de Ventosa. Há notícia de uma vítima mortal em Santa Comba Dão.
Às 9h50:
É uma notícia de última hora… os incêndios podem ter provocado pelo menos 20 mortos. A informação foi adiantada à TVI 24 pela Porta-Voz da Protecção Civil.
Balanço às 11h: 27 mortos e 51 feridos. Provavelmente, daqui a umas horas, este post estará desactualizado.
Às vezes… ser jornalista é quase como ser condutor de um comboio de alta velocidade: sabemos qual a estação de partida, conhecemos o caminho mas nunca podemos imaginar quando surge uma curva perigosa. Tentamos evitar o despiste e chegamos ao fim arrasados. E já é a segunda vez este ano que fazemos esta viagem.